A história da França pelo roteiro da boa mesa

O livro tem 416 páginas e custa R$ 64

Um especialista em queijos franceses, Stéphane Hénaut, e uma intelectual e PHD norte-americana, Jeni Mitchell, são os autores do livro A Deliciosa História da França”, lançado há pouco pela editora Seoman.

Segundo a editora, o livro nasceu da vontade do casal de reunir narrativas em torno da alimentação quando Stéphane passou a apresentar as variedades de queijos para Jeni e a descobrir mais novidades sobre essas iguarias.

Para desenvolver esta obra, os dois visitaram restaurantes, debruçaram-se sobre livros de referência e pesquisaram bastante.

Em “A Deliciosa História da França”, o leitor descobrirá, por exemplo, que antigamente os cidadãos franceses preferiam a cerveja ao vinho, que os gauleses foram os responsáveis para trazer para o país o barril de madeira – sem o qual não se poderia apreciar muitas bebidas alcóolicas do modo como hoje ocorre –, que já no reinado de Carlos Magno a apicultura já se constituía em um grande investimento e que cozinhar com manteiga era considerado hábito dos bárbaros e incivilizados.

Ao longo do texto, com toques de humor, os autores apresentam os ancestrais gauleses, a dominação romana, os ataques dos vikings, entre outras importantes passagens históricas da França, para detalhar a origem de diversos insumos gastronômicos.

Mostram, nessa trajetória, diversas curiosidades, entre as quais: como o cassoulet ajudou os franceses a vencer uma guerra, como o crepe derrotou Napoleão, além das origens de queijos famosos como o Roquefort, o Camembert e o Chabichou, sem esquecer também da história por trás do surgimento de vários tipos de vinhos, do croissant e do absinto.

(Com informações de Aspas e Vírgulas Comunicação)

Compartilhar: