Aeroporto do Bacacheri, no cenário de Curitiba desde os anos 1930

Aeroporto do Bacacheri: voos não regulares de táxi aéreo e escolas de aviação
Foto Divulgação Infraero

Outro aeroporto curitibano – o do Bacacheri -, a oito quilômetros do centro da capital paranaense, está comemorando 37 anos de administração pela Infraero, mas existe desde o início dos anos 1930, quando servia à aviação militar e ao Correio Aéreo Nacional.  O terminal atende a operações da aviação geral, incluindo voos não regulares como empresas de táxi aéreo e escolas de aviação. Até 31/3/1980, estava sob a jurisdição do Ministério da Aeronáutica e do Aeroclube do Paraná.

Na área do sítio aeroportuário do Bacacheri, com aproximadamente 1,4 milhão de m², estão instalados 43 hangares de empresas que fazem manutenção de aeronaves e hangaragem, além de ser base para as operações da Polícia Rodoviária Federal, Militar e Civil; Receita Federal e Casa Militar do Estado do Paraná. O aeroporto atende também as operações de transporte de enfermos e de órgãos.

O terminal de passageiros tem 157,10 m² e a pista de pousos e decolagens, 1.390 metros de comprimento por 30 metros de largura. O aeroporto também dispõe de um pátio com 17 posições de estacionamento para aeronaves e funciona de 7h às 22h. Com capacidade para atender a até 200 mil viajantes ao ano, em 2016 foram ali registrados quase 23 mil pousos e decolagens, e passaram pelo local 85.761 passageiros.

Em 1997, com a inauguração do novo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para onde foram também transferidos os voos da aviação regional, ficaram no Bacacheri as aeronaves executivas e de aviação geral. Em 2012 a Infraero inaugurou novo prédio para acomodar todo o departamento administrativo e reformou a estrutura da navegação aérea.

Para o superintendente do aeroporto, Eduardo Ludwig, “o aeroporto é um importante elo entre a cidade de Curitiba e o empresariado nacional, devido à facilidade de deslocamento para o centro da capital paranaense e também interior do estado”.

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