Certificado confere novo status ao aeroporto da Cataratas

Aval da Anac pode garantir novas operações no aeroporto de Foz/foto: Divulgação Infraero

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O documento atesta a capacidade operacional do terminal paranaense e seu funcionamento de acordo com os pareceres de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

O superintendente do aeroporto, Joacir Araújo dos Santos, explica que a certificação também revoga a Portaria 3.720/SIA, de 15 de dezembro de 2016, que restringia a quantidade de pousos e decolagens por semana no terminal fronteiriço. “Com isso, a expectativa é que o aeroporto de Foz receba cada vez mais passageiros e novas rotas”, disse.

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.

Com capacidade para receber 2,6 milhões de passageiros/ano, o aeroporto iguaçuense registrou em 2018, 2,3 milhões de viajantes, entre embarques e desembarques.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *