Cidade do vinho, a nova atração francesa

Na entrada de Bordeaux, o edifício de linhas ousadas
Foto: Atout France

Para quem viaja à França, há uma nova atração no roteiro: a Cidade das Civilizações do Vinho, em Bordeaux. De acordo com a Atout France, agência estatal de promoção e desenvolvimento do turismo, a cidade, que já é considerada a capital econômica do vinho, deve se tornar, também, na capital cultural do mundo do vinho.

Com área construída de 14 mil metros quadrados, a Cidade das Civilizações do Vinho tem formas arredondadas e uma torre de vidro, na entrada de Bordeaux, sobre o rio Garona, no bairro em construção do Bassins à Flot.

Na definição da Atout France, o lugar não é um museu nem um parque temático, mas “mistura o melhor desses dois universos privilegiando a emoção, as sensações e o sonho, num percurso multimídia lúdico, espetacular e sensorial” e permite descobrir todas as facetas da alma vinícola.

Através de 20 espaços temáticos, o visitante realiza uma viagem no tempo ao encontro das civilizações do vinho, das terras áridas da Mesopotâmia até a baía de San Francisco, dos vinhedos de Bordeaux às paragens australianas. Ali, há seminários para descobrir e provar vinhos, exposições temporais, uma loja com vinhos do mundo, um bar de vinho, um mirante, um restaurante panorâmico no 7º andar e uma plataforma enoturística.

A visita guiada pelo complexo dura cerca de três horas e é oferecida em oito idiomas; há também um itinerário especial para os mais jovens e serviços para idosos. O endereço é: 134-150 Quai de Bacalan 1, Esplanade de Pontac 33300, Bordeaux, França.

Compartilhar: