Dos sons da partitura às cores da tela

Obra de Sandra Hiromoto inspirada na canção “Me explica”

“E o vento levou”, “Human kind”, “Por causa de você”, “Vagalume”, “Me explica”, “A message song”, “30.000 pés”. Músicas que se tornaram sucesso na voz doce de Fernanda Takai ganharam cores, traços e formas pelas mãos da artista plástica paranaense Sandra Hiromoto.

Resultante do encontro entre estas duas artistas únicas, suas referências, inspirações e formas de expressão, a exposição InterAfetividade – realizada por Sandra Hiromoto e produzida pela Montenegro Produções Culturais – apresenta obras virtuais e interativas inspiradas nas canções de Fernanda.

Em cartaz na Galeria InterARTividade do Pátio Batel (Piso L3) a partir do dia 15 de maio, a mostra tem auxílio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

“Vagalume”, uma das telas da mostra no Pátio Batel

Com linguagens que se complementam – música e pintura – a mostra traz sete telas (desenvolvidas em pintura acrílica, spray e estêncil) que carregam a identidade e as técnicas da artista plástica: cores intensas e vibrantes, que remetem à Pop Art, com muitas camadas de pinceladas construídas com sobreposições, formas geométricas, padrões abstratos, texturas e linhas com tratamento pictórico.

Um vídeo com as pinturas “musicadas” apresenta a narrativa criada por Sandra para a exposição e ainda possibilita a interação do público.  “InterAfetividade é um convite à imersão em um mundo imaginário, recriado a partir de encontros e desencontros amorosos, desilusões e felicidade: um diálogo afetivo. É também um encontro que tenho a honra de apresentar, movida pelo profundo respeito e amor que sinto pelo trabalho criativo, forte, alegre e emocionante de Fernanda”, explica a artista plástica.

Fernanda Takai e Sandra: parceria renovada

A parceria entre Sandra e Fernanda já rendeu outros frutos. Elas trabalharam juntas no livro “A mulher que não queria acreditar”, de 2011, na mostra “Olhar InComum: Japão Revisitado”, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, e no show “Fernanda Takai Live + Sandra HiromotoArt”, realizado no Japão em 2016.

Para InterAfetividade, a união resultou em textos visuais elaborados a partir de elementos que estão nas letras das músicas interpretadas pela cantora, mesclados com os componentes do universo formal próprio da artista plástica.

InterAfetividade conta com patrocínio da Ademilar, Celepar e Intersept e apoio de Personalizze Turismo, Hotel Transamérica, The Way e Pátio Batel. A exposição tem entrada gratuita e vai até o dia 30 de junho.

Formada em Desenho Industrial pela PUCPR e pós-graduada em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea pela Universidade Tuiuti do Paraná, Sandra foi editora de artes visuais do Jornal Memai e integrante do NAT-FAP, Núcleo de Artes e Tecnologias da Faculdade de Arte do Paraná. Já participou de exposições na França, Bélgica, Japão, Estados Unidos, Madri, Espanha, Peru, Colômbia, México e por todo o Brasil. Suas obras também já fizeram parte do cenário da novela Sol Nascente, da Rede Globo.

Fonte: IEME Comunicação

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *