Doze escoceses nas prateleiras

Dalmore Single Malt King Alexander III, primeiro single malt do mundo com um conjunto de seis acabamentos

Nove rótulos dos uísques Dalmore e Jura, duas das principais marcas escocesas, e três novidades de pequenas destilarias também daquele país do Reino Unido, chegam ao Brasil trazidos pelas importadoras Porto a Porto, de Curitiba, e Casa Flora, de São Paulo.

A Dalmore, fundada em 1839, está localizada onde há uma das melhores cevadas da Escócia, com vasto suprimento de grãos, turfas da região e a água do rio Alness. Em 1867 foi adquirida pelos irmãos Mackenzie, cujo clã havia conquistado, ainda no século XIII, o direito de colocar um chifre de veado de 12 pontas no brasão da família, símbolo de fidelidade, bravura e coragem, o emblema oficial da Dalmore.

Suas marcas: Dalmore Single Malt 12 anos, Dalmore Single Malt 15 anos, Dalmore Cigar Malt Reserve, Dalmore Single Malt 18 anos e Dalmore Single Malt King Alexander III.

Todas são amadurecidas durante anos em barris de carvalho branco americano de ex-Bourbon, após o que são transferidas para barris de Matusalem oloroso (barrica espanhola que amadureceu esse estilo de vinho de Jerez por 30 anos) ou de Jerez oloroso.

O King Alexander III é o primeiro single malt do mundo a criar um conjunto de seis acabamentos. O uísque é distribuído em pequenos barris de carvalho branco americano ex-Bourbon, de Jerez Matusalem Oloroso, de madeira, de Marsala, de Porto e de vinho Cabernet Sauvignon, que posteriormente são reunidos e estagiam em botas de Jerez, que são barris de carvalho de 600 litros.

Jura 18 Anos Single Malt Scotch: em barris de carvalho branco

Jura é uma ilha da Escócia, lugar repleto de lendas e mitos, que produz uma gama de single maltes Jura. É habitada por uma comunidade de aproximadamente 200 pessoas, possui somente uma rua, um bar e uma destilaria.

Suas marcas: Jura Journey Single Malt Scotch, Jura 10 anos Single Malt Scotch, Jura Seven Wood Single Malt Scotch e Jura 18 Anos Single Malt Scotch. Também amadurecem inicialmente em barris de carvalho branco americano de ex-Bourbon

Shackleton Blended Malt Scotch Whisky: inspirado em descoberta

 

 

Das pequenas destilarias: Tamnavulin Speyside Single Malt Scotch, produzido no coração de Speyside, a região produtora de uísque mais famosa da Escócia. Amadurece em barricas de carvalho americano; Shackleton Blended Malt Scotch Whisky, inspirado em um uísque deixado na Antártica por sir Ernest Shackleton, um famoso explorador, no início dos anos 1900. Em 2007 três caixas foram descobertas, congeladas sob o gelo, cujas análises embasaram a nova bebida; e Fettercairn 12 Anos Highland Single Malt Scotch, single malt que amadurece durante 12 anos em carvalho americano ex-Bourbon.

Camila Podolack, gerente de marketing da Porto a Porto, diz que “trazer esses uísques de renome mundial faz parte da estratégia da importadora em enriquecer ainda mais o portfólio com bebidas da mais alta qualidade” (…) “Já trabalhamos com eles há cinco anos e agora nossa proposta é disponibilizar novamente produtos que são referência nos mercados internacionais e incrementar nosso mix”.

Os 12 uísques podem ser encontrados em Curitiba na Adega Brasil e Celeiro Municipal; os preços da garrafa vão de R$ 139,90 a R$ 1.573,90.

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *