Em pauta, os novos rumos da hotelaria brasileira

Ao apresentar aos hoteleiros de Curitiba, a programação do Conotel 2018 (Congresso Nacional de Hotéis), o presidente da entidade promotora, a Associação Brasileira de Hotéis (ABIH), Manoel Cardoso Linhares, disse que seu desejo é receber quatro mil participantes do setor no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, local do evento, entre 16 e 18 de maio. O espaço soma mais de 176 mil metros quadrados de área e tem capacidade para abrigar cerca de 30 mil pessoas e estacionamento com 3.200 vagas.

Linhares, que cumpre uma programação nacional de visitas na promoção do Congresso, disse que Curitiba, onde foi recebido por lideranças do setor, foi a vigésima capital de seu roteiro. Destacou que a edição dos 60 anos, cujo tema central será “A retomada do crescimento na hotelaria”, será ainda mais especial, pois terá como evento parceiro a Equipotel, principal feira do segmento de hospitalidade da América Latina, organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, que fará no Nordeste sua primeira regional fora do eixo Rio-São Paulo.

O Conotel 2018 pretende gerar, ao final, um documento de propostas para o fortalecimento da hotelaria e do turismo brasileiros a ser entregue aos pré-candidatos à presidência da República e aos governos estaduais. “O Brasil, país campeão em belezas naturais, precisa olhar com mais atenção ao turismo”, disse Linhares, lamentando a pouca dotação orçamentária dos órgãos oficiais do segmento.

Manoel Linhares fala do Conotel, ao lado de Jonel Chede e Orlando Kubo, lideranças da hotelaria no Paraná

A apresentação do Conotel 2018 foi feita no restaurante do Senac-PR, em evento coordenado pelo presidente da ABIH-PR, Orlando Kubo. O vice-presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Marco Antonio Fatuch, destacou a importância do evento e rememorou o sucesso de congressos anteriores, expressando sua certeza de que o entusiasmo de Manoel Cardoso Linhares garante desde já o da edição 2018.

O empresário Jonel Chede, que já presidiu a ABIH-PR e a Associação Comercial do Paraná, liderança de alto respeito que conduziu etapas importantes no processo de valorização do setor, revelou-se alegre e revigorado pelo otimismo e as ações de Linhares, ao mesmo tempo em lamentou a timidez, e mesmo o descaso, de políticos paranaenses com relação ao turismo.

Compartilhar: