Filarmônica movimenta Jardim Botânico no domingo

A Orquestra do Unicesumar leva sua carreta-palco a várias cidades

O Jardim Botânico, um dos ícones do turismo de Curitiba será o cenário, neste domingo 22 de abril, a partir das seis da tarde, do segundo concerto na capital paranaense da Orquestra Filarmônica da Unicesumar (Ofuc). O primeiro foi em novembro do ano passado. Unicesumar é o Centro Universitário de Maringá. Se chover, a apresentação será transferida para o Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.

O concerto, com ingresso gratuito, integra o projeto Orquestra Unicesumar na Estrada, que conta com apoio do Ministério da Cultura. Neste ano, a Ofuc fez cinco apresentações e deverá levar sua carreta-palco para pelo menos mais dez municípios, alguns de pequeno porte. Porecatu, por exemplo, com cerca de 14 mil habitantes, a recebeu em março.

Segundo o diretor artístico e regente titular da Filarmônica, Davi Oliveira, o repertório que será apresentado no Jardim Botânico terá obras clássicas, temas de filmes e músicas populares brasileiras. O espetáculo abre com o Hino Nacional.

A Orquestra Filarmônica Unicesumar iniciou os ensaios em fevereiro de 2013. A primeira apresentação foi no mesmo ano, em 17 de março, no câmpus da instituição, em Maringá. Seu repertório é diversificado, com obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais e trilhas sonoras. Realiza concertos temáticos, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras e tem cinco CDs e quatro DVDs gravados.

O corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da Unicesumar. São profissionais da área com formação superior, estudantes de música e músicos de outras áreas do conhecimento: 65 artistas organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do departamento de Cultura e Artes da Unicesumar.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *