Limoncello em versão artesanal, no Artè

O tradicional licor italiano Limoncello (ou Lemoncello, como consta no rótulo da casa) pode ser comprado em Curitiba, no Artè Restaurante (r. Francisco Rocha, 612), em versão artesanal produzida pelo chef Armando Fuoco. São duas opções: em garrafa de 500 ml, a R$ 50, e de 750 ml, a R$ 75.

O restaurante servia a bebida como complemento da refeição e os clientes sempre manifestavam o desejo de comprar o produto. “Aí resolvemos produzir mais e engarrafar”, diz Fuoco.

O processo, segundo o chef, requer paciência e demora pelo menos três semanas. Primeiro, mistura-se o limão siciliano com álcool de cereal e deixa-se descansar por uma semana. Depois, é necessário fazer uma infusão com um xarope de água com açúcar e deixar por mais 15 dias para, então, obter o Limoncello.

“Trata-se de uma bebida adocicada, mas forte e deliciosa. É uma excelente opção para fechar uma refeição caprichada”, diz Armando Fuoco, e serve para compor alguns pratos, especialmente sobremesas. “No Artè, por exemplo, preparamos um creme brûlèe que leva Limoncello na receita e fica sensacional”.

 

Compartilhar: