MCB, meio século difundindo arte e cultura

Museu da Casa Brasileira ocupa solar histórico da capital paulista/foto: Chema Llanos

Criado em 1970, o Museu da Casa Brasileira comemora seus 50 anos temporariamente fechado em razão da Covid 19, mas oferece seu conteúdo através das plataformas digitais com atualizações diárias.

O MCB, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 e ocupa um solar construído entre 1942 e 1945 e que pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo Fábio Prado e à sua esposa Renata Crespi.

O museu é o único do país especializado em arquitetura e design e possui uma programação que contempla importantes exposições temporárias e de longa duração, além de atividades educativas, debates, palestras, lançamento de livros, apresentações musicais e feiras.

O Museu da Casa Brasileira também se destaca por iniciativas como o Prêmio Design, principal premiação do segmento no país, realizada desde 1986; e pelo projeto Casas do Brasil que resgata e preserva a memória sobre a diversidade do morar.

VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS

As comemorações do cinquentenário começam com a campanha #MCB50anos, que objetiva reunir, nas redes sociais, as experiências, emoções e vínculos do público com sua própria casa, suas vivências e memórias de convívio com a instituição ou convidando-o ainda a falar sobre o papel do Museu da Casa Brasileira na preservação e difusão da materialidade da casa pelo viés da arquitetura e do design.

Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira, destaca: “A coleta de depoimentos espontâneos será bastante importante para composição do acervo virtual do MCB; e poder contar com a participação na campanha dos visitantes e personalidades que fazem parte da nossa história nos deixa bastante honrados. Fazemos neste momento a celebração de forma virtual, até que possamos reabrir ao público e comemorar presencialmente”.

Quem quiser participar da campanha, poderá gravar um vídeo de aproximadamente um minuto e postar nas redes sociais com a #MCB50anos. Ou enviá-lo ao e-mail comunicação@mcb.org.br.

NOVAS EXPOSIÇÕES

 Apesar do fechamento temporário, a equipe do MCB e temporariamente fechado, segue trabalhando em casa para que a reabertura aconteça com uma programação ainda mais diversificada.

Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, informa que três, exposições temporárias que já estavam preparadas serão inauguradas: “Abriremos ‘Campos de Altitude’ da fotógrafa Kitty Paranaguá’ que traz um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas;  ‘Casas do Brasil: Conexões Paulistanas’ com curadoria da designer gráfica Didiana Prata, que apresenta uma extensa documentação das casas da classe média paulistana feita pelo fotógrafo Marcos Freire entre os anos  2002 e 2014, e também, a mostra Urbanismo ecológico, em parceria com a Harvard University Graduate School of Design”.

 

 

Compartilhar: