Museu do amanhã coleciona prêmios

Atração do Rio tem mais de 10 prêmios internacionais
Foto Bernard Lessa

O Museu do Amanhã é o primeiro museu brasileiro a vencer o prêmio internacional Mipim na categoria “Edifício Verde Mais Inovador”. O Mipim é uma competição internacional que seleciona os mais notáveis projetos já construídos ou em fase de construção em todo o mundo. A premiação é realizada durante a feira Mipim, maior evento do mercado imobiliário do mundo e cerimônia foi realizada no Palácio dos Festivais de Cannes, França, palco também do famoso Festival de Cinema.

Marco da revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro, o museu tem, entre seus diferenciais, a tecnologia empregada na captação da energia solar e o uso das águas geladas do fundo da Baía de Guanabara no sistema de ar-condicionado. O Museu do Amanhã superou concorrentes como a sede da Siemens, em Munique; o edifício residencial 119 Ebury Street, em Londres; e a fábrica da Värtan Bioenergy, em Estocolmo, na categoria “Edifício Verde Mais Inovador”.

Já são mais de dez reconhecimentos internacionais. Em 2016, por exemplo, o “Oscar dos Museus”, prêmio britânico Leading Culture Destinations Awards, elegeu a instituição carioca como o “Melhor Novo Museu do Ano”. O Amanhã também subiu ao pódio com uma medalha de ouro e duas de bronze no International Design & Communication Awards (IDCA), no Canadá.

Em 2016, as diretrizes sustentáveis do Museu do Amanhã também foram reconhecidas com o selo Ouro da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental, em português), concedida pelo Green Building Council – principal instituição americana na chancela de edificações verdes. Foi o primeiro museu do país a obter este reconhecimento no segundo mais alto nível de classificação – são quatro: certificado, prata, ouro e platina.

O Museu do Amanhã, cujo diretor-presidente é Ricardo Piquet, é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, e foi concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo o Banco Santander como patrocinador Master.

Compartilhar: