O mundo encantado do Mini Mundo

Castelos, palácios e outras edificações históricas compõem o acervo/fotos JZ

Parque ao ar livre formado por réplicas fiéis de prédios famosos de várias partes do mundo – como os castelos alemães de Lichtenstein, dos contos de fadas, e de Neuschwanstein, no qual Walt Disney inspirou-se ao criar o castelo da Cinderela, hoje símbolo dos estúdios Disney, entre tantas outras edificações, todas ricas em detalhes – o parque Mini Mundo, de Gramado, na Serra Gaúcha, passou a exibir, desde o final de outubro, uma réplica de um símbolo de Curitiba – o Jardim Botânico.

Jardim Botânico de Curitiba, nova atração do Mini Mundo/foto Pierpaolo Nota

Lá está, em meio a tantos sítios famosos, a estufa em metal e vidro, com seus canteiros floridos e uma placa explicativa. Todas as atrações do Mini Mundo são baseadas em seus respectivos projetos – a escala é 1:24, ou seja 24 vezes menor que o original  – e sua instalação depende de autorização de cada local. O parque fica na rua Horácio Cardoso, 291 e pode ser conhecido online em minimundo.com.br.

As reproduções são elaboradas nas oficinas do próprio parque, que acumula mais de 30 anos no desenvolvimento de técnicas construtivas. Tudo começou com uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, criados para os netos por Otto Höppner, há três décadas, nos jardins do hotel Ritta Höppner, pertencente à família. O hotel, uma atração à parte, com chalés em estilo bávaro, está completando 60 anos neste 2018.

São mais de 200 réplicas, como a do Palácio de Mônaco

Segundo a direção do parque, a escolha de cada nova réplica é detalhadamente estudada e interpretada, reproduzindo todo o seu teor para que desempenhe perfeitamente sua função em uma mini-cidade única. Equipes analisam constantemente valores históricos e culturais de cada escolha e os materiais são selecionados ou elaborados para que cada réplica seja confeccionada com o máximo de exatidão. Algumas construções chegam a exigir meses de dedicação, testes e experiências, para que possam suportar as variações climáticas que nossas cidades também enfrentam.

Visitantes passeiam pelas atrações do mundo em miniatura

Atualmente, o Mini Mundo, administrado pela quarta geração da família, conta com mais de 200 réplicas, além de completa estrutura de lazer, serviços e comércio de suvenires. Um passeio pelo parque revela fantásticas miniaturas de famosos terminais ferroviários, museus, castelos, palácios, prefeituras, metrôs, central elétrica e outras edificações, como o aeroporto de Bariloche com Airbus A340 e o Boeing 777.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *