O sucesso do Festuris e as conquistas de Marta Rossi

Marta Rossi: uma batalhadora na projeção do turismo brasileiro
Foto: Marcus Vinicius Rossi

A empresária gaúcha Marta Rossi, diretora do Festuris Gramado/Feira Internacional de Turismo, foi uma das presenças de destaque no 23º Salão Paranaense de Turismo, realizado de 15 a 17/3 em Curitiba (PR). E aproveitou para manter uma série de contatos com os expositores do evento, assim como faz, no correr do ano, em feiras do setor que se realizam em várias cidades do mundo, em conjunto com seus dois sócios na Rossi & Zorzanello, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, ou revezando-se com eles nas viagens.

Marta comemora os mais de 500 profissionais já inscritos ao Festuris 2017, que abriu inscrições dia 6/3, com grande antecipação à data do evento, que será realizado em novembro, de 9 a 12, com a feira e capacitações (oficinas e workshops) programadas para o Serra Park, abrangendo área de 22 mil metros quadrados, e a parte congressual para o Palácio dos Festivais, palco também anual do famoso festival de cinema de Gramado. Até 30/6 as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em festurisgramado.com.

O Festuris Gramado, criado há 29 anos por Marta Rossi e Sílvia Zorzanello (que faleceu prematuramente em julho de 2010), é considerado pelos profissionais e pelos empresários a melhor plataforma de negócios da América do Sul no âmbito do turismo e uma feira conceito, que aponta tendências.

O segmento luxo (Espaço Luxury), por exemplo, praticamente triplica sua área em 2017, assim como serão mais uma vez destaques os setores dedicados à Acessibilidade, Entretenimento, Mice (eventos), LGTB, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Turismo Cultural e Religioso, Sustentabilidade e Turismo Verde.

O final de 2016 e o início de 2017 marcaram três importantes conquistas de Marta Rossi. Duas pessoais: o título de Cidadã Emérita de Gramado, concedido por unanimidade pela Câmara de Vereadores daquela cidade da Serra Gaúcha, em dezembro, e a homenagem prestada, durante o XII Esfe (Encontro do Setor de Feiras e Eventos), no Golden Hall do WTC Convention Center, em São Paulo, em fevereiro, ao lado de outros empresários de destaque. O motivo foi “a liderança e colaboração frente ao desenvolvimento do Brasil em 2016”.

A terceira conquista, dedicada ao Festuris, é o prêmio Miradas, recebido também em fevereiro, em Lima, ao lado do sócio Eduardo Zorzanello, em cerimônia com a presença do presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, no JW Marriot Hotel. A distinção é concedida anualmente aos personagens e eventos que se destacaram durante o ano de 2016, nos ramos da Gastronomia e Turismo no Peru e no exterior.

Marta Maria Rossi, nasceu em Gramado em 1956. Aos 17 anos começou a trabalhar na Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Gramado, desenvolvendo projetos que integravam os diferentes grupos culturais da cidade. Atuou em empresas privadas, foi gerente de Relações Públicas do hotel Serra Azul e de Marketing do hotel Serrano, dinamizando as duas áreas. No Serrano, participou da criação do primeiro Centro de Convenções do Rio Grande do Sul.

Sílvia Zorzanello e Marta Rossi, com o jornalista Júlio Zaruch e o então presidente da Abav-PR, David Rassi, no lançamento, em Curitiba, de um dos primeiros Festuris

Em abril de 1988, fundou, ao lado de Sílvia Zorzanello a Marta Rossi e Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos , organizando um pequeno salão de turismo, que se transformou num dos mais importantes eventos do setor da América do Sul.

O portfólio da empresa lista, entre várias outras realizações, a Chocofest e o Acorde Musical e, mais recentemente, o Gramado Summit, anunciado como “uma imersão no empreendedorismo digital”, programado para agosto (10 a 12), “com a ideia de colocar em evidência startups promissoras que estarão frente a frente com investidores de todo o país”.

 

Compartilhar: