O trecho enjeitado do binário

Esquina da Trajano com Ignácio Lustosa, em momento de calmaria: sinalização de piso na Trajano eliminaria conflito de tráfego

Ao final do primeiro ano de sua gestão, em dezembro de 2017, o prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, implantou, depois de uma série de obras, o binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, cada uma passando a ter sentido único de tráfego em direções opostas.

Foi uma medida ousada, que deu certo. A solução do trânsito naquelas duas importantes vias havia se transformado num desafio para diversas gestões na Prefeitura, cujos ocupantes mais recentes, ou não foram competentes ou não tiveram coragem de adotar a medida.

Havia uma razão: as duas ruas são distantes uma da outra e geralmente o binário é composto de vias paralelas e próximas. Mas Greca enfrentou o desafio e mostrou que era possível resolver a questão. Chegou a prometer que reverteria a decisão se o resultado não fosse bom.

Mas o binário, no sentido bairro-centro, onde a continuidade da Nilo Peçanha é a rua Trajano Reis – importante para a distribuição do tráfego para várias direções – apresenta um problema, pequeno, é verdade, mas que pode ser resolvido com boa vontade e sem muito gasto: o trecho da Trajano Reis foi esquecido. Não recebeu asfalto novo, apenas remendos, nem sinalização de piso, o que acaba gerando conflitos.

E há um detalhe de sinalização que atrapalha o fluxo de veículos, e atinge principalmente os que utilizam a faixa da esquerda da via, na descida, logo passando a Barão de Antonina: um pequeno afunilamento da pista a partir da esquina da rua Ignácio Lustosa, que a adoção de pintura de separação das faixas pode resolver, orientando, com leve sinuosidade, a direção que os veículos devem seguir.

Há exemplos em outros pontos da cidade.

O prefeito poderia mandar alguém da secretaria de Obras, ou da administração da Matriz, circular por ali e comprovar o problema.

Outra coisa: vias sinalizadas com eficiência são o reflexo de uma boa administração e concorrem para maior segurança no trânsito com a consequente diminuição de acidentes.

Não custa tentar.

 

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