Obst., com a grife Lênin Palhano

Lênin Palhano, ao centro: restaurante com nome para despertar curiosidade

Obst.: este é o nome que o chef Lênin Palhano escolheu para batizar seu primeiro empreendimento próprio, em Curitiba, após 15 anos de profissão, dos quais sete no comando do Nomade, do Nomaa Hotel, e uma série de prêmios. Ele terá como sócios o sommelier José Vinicius Chupil e o empresário Marcelo Muaggiati Vaz.

O Obst. (pronuncia-se óbsti) abre as portas dia 9 de dezembro; na cozinha, também a presença da chef Julia Schwabe,

Sobre a escolha do nome, diz Lênin: “Eu queria um nome imponente, sério, mas que causasse uma certa dúvida e despertasse a curiosidade. Tem muito a ver comigo e com os profissionais envolvidos. As pessoas vão entender quando chegarem lá”.

O chef revela ainda que se inspirou em alguns de seus restaurantes favoritos de ambientes descolados e menus não convencionais, como o Tickets, dos irmãos Albert e Ferran Adrià, em Barcelona; o Nit, do chef catalão Oscar Bosch, em São Paulo; e A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda, também na capital paulista.

O novo espaço, com capacidade para 55 lugares, ocupa uma casa térrea na alameda Prudente de Moraes, 983, com portas e janelas que dão diretamente para a calçada, onde também haverá mesas. E contará com um balcão na cozinha, semelhante aos de restaurantes orientais, com lugar para quatro pessoas, onde o serviço, com valor fechado, será feito “às cegas”, sem escolha de cardápio.

À frente do Obst., Lênin diz que dará continuidade a elementos que caracterizam a identidade de seu trabalho, como a valorização e a busca pelo preparo ideal de cada ingrediente, além da utilização de produtos frescos e de pequenos produtores. Porém, nesta nova fase, com uma ênfase mais sutil ao viés regional e de forma ainda mais autoral e criativa.

Compartilhar: