Rossi & Zorzanello, 30 anos e um legado de sucesso

Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o comando da R&Z
Foto: Adriano Gonçalves

A Chocofest, em sua 20ª edição, este ano em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, recebeu mais de 100 mil pessoas nos 11 dias do evento, entre 22 de março a 1º de abril, segundo dados da Brigada Militar. Repetiu o sucesso de edições anteriores em Gramado e Canela.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos, realizado de 12 a 14 de abril, naquela bela cidade da Região das Hortênsias, reuniu palestrantes de renome internacional e abordou temas de alto interesse do segmento.

Para agosto, entre dias 8 e 10, o segundo Gramado Summit 2018 – considerado o maior evento de startups do Brasil -, nos espaços do Expogramado, já tem confirmados mais de 30 cases de sucesso e vai reunir investidores, empreendedores e palestrantes conceituados.

De 9 a 11 de novembro, o Palácio dos Festivais (parte congressual) e o Serra Park (feira de negócios) serão palcos do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, que chega à sua 30ª edição, sempre num sucesso crescente.

No Serra Park, a movimentada feira de negócios

O Festuris é considerado um dos mais importantes eventos do setor turístico da América Latina e reúne, além de representantes e empresas de todos os estados brasileiros, delegações de profissionais de mais de 60 destinos mundiais.

Um dos destaques do Festuris é o Espaço Luxury, com marcas internacionais do turismo de luxo, um encontro de negócios com agendamento programado entre fornecedores e compradores dos produtos.

MARTA E SÍLVIA, PIONEIRAS

Mas, afinal, o que há de comum entre esses quatro eventos?

A resposta é bastante simples e rápida: uma empresa chamada Rossi & Zorzanello (R&Z), que nasceu há 30 anos, em 1º de abril de 1988, pelas mãos de duas pioneiras – Marta Rossi e Sílvia Zorzanello. A data é considerada o início do processo de profissionalização do setor turístico de Gramado, da Região das Hortênsias e mesmo do Rio Grande do Sul, num trabalho desenvolvido em parceria com as lideranças gaúchas.

Além desses eventos a Rossi & Zorzanello já realizou e continua realizando outros como Aluno Nota Dez, Enef (Encontro de Empresas Familiares), Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, Congresso Brasileiro do Concreto e convenções empresariais.

Em 1989, a então Marta Rossi & Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos realizou o 1º Festival de Turismo de Gramado, no começo em acanhadas instalações de um pavilhão de esportes da Prefeitura local, passando por outros espaços, inclusive com uma versão em Canela, cidade vizinha. Até chegar ao formato atual, que ocupa o bem equipado Serra Park Centro de Feiras e Eventos.

Acompanho a trajetória da Rossi & Zorzanello desde sua criação, divulgando seus primeiros passos ao tempo de minha página de turismo no jornal Correio de Notícias e na revista Quem, e mais tarde no Diário Indústria & Comércio do Paraná, onde estou até hoje.

Participei também de muitos Festuris, na condição de diretor de Turismo da Prefeitura de Curitiba e sempre admirei e respeitei o trabalho e a competência de Marta e Sílvia. E continuo marcando presença no evento como jornalista; além do mais, é sempre um grande prazer retornar à bela, delicada e charmosa Gramado, principalmente quando a cidade desenvolve sua programação de Natal, cujos primeiros dias coincidem com a pauta do Festuris.

R&Z, ONTEM E HOJE

Marta Rossi e Silvia Zorzanello, duas pioneiras com trabalho reconhecido

Antes de chegar a CEO do Festuris Gramado, Marta Rossi foi RP (relações públicas) de Calçados Ortopé, gerente do Jornal de Gramado, assessora de RP de Calçados Charles Jourdan, RP do Hotel Serra Azul, assessora de eventos da Prefeitura de Gramado, gerente de comercialização e RP do Hotel Serrano, professora universitária em Caxias do Sul e professora da Escola de Hotelaria de Canela. Hoje, coleciona uma série de prêmios, cidadanias e homenagens de várias partes do Brasil e também do exterior.

Sílvia Zorzanello foi durante sete anos assessora da Secretaria de Turismo de Gramado, participou da implantação do Hotel Serrano e do Serrano Centro de Convenções e ali ocupou cargos de assessora da direção, gerente de alimentação e bebidas e gerente geral, durante 12 anos, tendo colaborado, ainda, em eventos como o Natal Luz, Feira de Móveis, Festa da Colônia, Festa das Hortênsias, entre outros.

Sílvia morreu precocemente em julho de 2010. Teve, porém, a alegria de constatar que aquela empresa que ajudou a fundar, nos idos de abril de 1988, tornou-se responsável por vários grandes eventos. Hoje é nome de praça em sua cidade e também de um troféu outorgado pela Câmara de Vereadores de Gramado.

Atualmente, a empresa é comandada por Marta Rossi, por seu filho Marcus Vinicius Rossi e pelo filho de Sílvia, Eduardo Zorzanello. O Festuris 2018 terá uma série de atividades especiais para lembrar a trajetória dos 30 anos, entre eles o lançamento de um livro com a história da empresa e do legado das pioneiras.

A PALAVRA DOS SÓCIOS

Marta Rossi, CEO fundadora: “Chegar aos 30 anos é um momento histórico, importante e que nos emociona demais. É muito legal perceber que ao longo desses anos a comunidade da Região das Hortênsias possui a consciência do que representou e representa o trabalho que empreitamos e a importância dos eventos que realizamos para o fomento da economia local e também para o crescimento do Turismo. Sempre digo que na vida não podemos parar de sonhar. Sem sonhos a vida perde a cor e nos leva mais rápido para o buraco negro. Como empresa investimos e sonhamos com a internacionalização cada vez maior do Festuris e de nossos eventos. Sonhava em voltar a reeditar a Chocofest, evento focado no público infantil, e que conseguimos trazer de volta este ano em Nova Petrópolis. Além disso, a Gramado Summit é um passo importante que já impacta positivamente toda a região. Este é o nosso legado!”

Eduardo Zorzanello, CEO: “Nesses 30 anos, é notável a importância do trabalho e todas as ações da Rossi & Zorzanello que impactaram a vida das pessoas e contribuíram para o desenvolvimento de Gramado, da região das Hortênsias e do nosso Rio Grande do Sul, promovendo-os no mercado nacional e internacional. A Rossi & Zorzanello é uma incubadora de novas ideias, uma usina de eventos que visa à geração de negócios e ao crescimento econômico e social da comunidade. Sinto-me honrado e orgulhoso em dar andamento ao trabalho da minha mãe na empresa, representando a família Zorzanello e trabalhando junto a família Rossi. Espero que as novas gerações sigam esse legado, ver minha filha dando continuidade junto às filhas do Marcus. Estaremos em busca de novos mercados, a fim de diversificar e ampliar nosso leque de eventos, sempre mantendo os valores essenciais e a filosofia da Rossi & Zorzanello, tais como: trabalho, respeito, perseverança, credibilidade e confiança. Palavras oficiais para que haja harmonia e longevidade”.

Marcus Vinícius Rossi, CEO: “A Rossi & Zorzanello sempre se caracteriza por criar e oferecer produtos/eventos que proporcionem um legado para o público e para a Região das Hortênsias e Rio Grande do Sul. Prova disso foi a criação de grandes marcos para a indústria como o Festuris, a Chocofest e, no ano passado, a Gramado Summit. A iniciativa de colocar em exposição startups inovadoras (…) e promover o seu encontro com um seleto e qualificado grupo de investidores, tem sido a base para o sucesso da Gramado Summit. Esta iniciativa potencializa a veia empreendedora que nós aqui na Rossi & Zorzanello buscamos sempre colocar em evidência. Este é o nosso maior legado: trazer para a comunidade frutos positivos e permanentes através das ações e eventos que criamos e organizamos”.

DEPOIMENTOS DE LIDERANÇAS

José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul: “O turismo impacta diretamente a vida das pessoas. Contribui com a economia em diferentes esferas, gerando emprego, renda e desenvolvimento. A valorização da história e da cultura tem no turismo uma ferramenta de preservação e reflexão. Traz a oportunidade de assimilação de enorme riqueza imaterial, além de produzir um novo olhar gerador de mudanças sociais. São essas oportunidades e perspectivas que movem a Feira Internacional de Turismo, consagrada como a mais tradicional feira de negócios turísticos da América Latina. Para o Rio Grande do Sul, o Festuris e a Rossi & Zorzanello são um marco que atraem a atenção mundial para o Estado, permitindo apresentar as potencialidades de nossas 27 regiões turísticas e as estratégias para impulsionar o setor”.

Guilherme Paulus, presidente do grupo hoteleiro GJP: “Três décadas de dedicação integral ao turismo brasileiro é motivo de sobra para comemorar e exaltar o trabalho de uma empresa séria e comprometida com o nosso setor. A Rossi & Zorzanello inovou o modelo de eventos do segmento turístico, tornando se referência em organização e captação de grandes marcas ao redor do mundo, que se reúnem anualmente para o Festuris. Isso só ressalta a importância da Serra Gaúcha e de Gramado, modelo internacional em turismo de qualidade. Parabéns e vida longa à família Rossi & Zorzanello”.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação: “Empreender no Brasil é uma tarefa compensadora, mas restrita a bravos profissionais que, munidos de doses extraordinárias de garra e competência, assumem para si a tarefa de erguer uma empresa e tocar um negócio, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento do País. No turismo, a Rossi & Zorzanello destaca-se em seu segmento e imprime a credibilidade de seus 30 anos de existência na área de organização de eventos”

Regis Luiz Hahn, prefeito Municipal de Nova Petrópolis/RS: “A Rossi e Zorzanello demonstrou, em seus 30 anos de história, muito profissionalismo e competência. Eventos como o Festuris e o Chocofest comprovam o sucesso alcançado pela Rossi & Zorzanello, que preza pela qualidade dos eventos que organiza. Nova Petrópolis realiza a Chocofest na Magia da Páscoa e temos certeza de que esse evento será um marco na história da cidade”.

João Alfredo Bertolucci, prefeito de Gramado/RS: “Todos nós acompanhamos o empenho de Marta e Silvia (in memoriam) lançando tendências no turismo de negócios. Testemunhamos o Festuris nascer como um salão de turismo e alcançar patamar nacional e internacional. Vimos a empresa abrir as portas para o Eduardo e para o Marcus, com sua juventude e vontade de fazer diferente. É por acompanhar de perto essa evolução que, hoje, nos sentimos parte desta grande celebração. Gramado agradece e reconhece a participação da Rossi & Zorzanello no desenvolvimento do turismo”.

Constantino Orsolin, prefeito Municipal de Canela/RS: “Nos 30 anos da empresa Rossi e Zorzanello quero destacar o profissionalismo e a experiência na organização e realização de eventos. A empresa que é sucesso, leva o nome da região para o âmbito estadual, nacional e internacional e isso muito nos orgulha, pois Canela reconhece que a Chocofest, que teve algumas edições realizadas em nosso município e o Festival de Turismo, que reúne todo o trade e evidencia nossa cadeia turística, muito nos ajudou no destaque que Canela tem hoje”.

Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado/RS: “Nestes 30 anos tive a alegria de acompanhar de perto os passos desta empresa. A Rossi & Zorzanello foi um marco divisor para o turismo de Gramado. Com um papel fundamental na promoção de Gramado como destino turístico para o mercado nacional e internacional, é indiscutível a importância da empresa para nossa região. Esse belo trabalho é mérito das minhas amigas Marta Rossi e Silvia Zorzanello e também do Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, que estão oxigenando e inovando este mercado.”

Enoir Zorzanello, marido da Silvia e conselheiro da R&Z: “Eu trabalhei com a Silvia e com a Marta no Hotel Serrano, quando elas me falaram da vontade de deixar o hotel, eu incentivei as duas a abrirem sua empresa de realização de eventos. Tenho um orgulho muito grande em ter tido minha mulher trabalhando nesta empresa, junto com a Marta e agora, meu filho Eduardo. Foram essas pessoas junto com os colaboradores que fizeram e fazem esta história de 30 anos de sucesso”.

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *