Rótulos franceses são destaque na noite do vinho no L’Épicerie

Um dos ambientes do L’Épicerie, cenário da tradicional noite do vinho

O francês François Nony, proprietário da vinícola Vignobles Nony Borie, que produz rótulos de alta qualidade, estará em Curitiba na segunda-feira 10/7 para participar de jantar harmonizado com a safra 2014 de seus vinhos. Será na edição de julho da já tradicional La Nuit du Vin do bistrô L’Épicerie (r. Fernando Simas, 340). O evento, a partir das 20h, custa R$ 198 por pessoa e é preciso fazer reserva; serviço de valet a R$ 20.

Além dos vinhos Château Labat e Château Caronne Ste Gemme, das safras 2012 e 2014, serão servidos mais dois franceses: o champanhe Deutz Brut Classic e o Sauternes Château Cantegril, de Denis Dubourdieu, ambos trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto, de Curitiba, e Casa Flora, de São Paulo.

O jantar terá como entrada duo de salmão (salmão defumado e creme temperado e tartar de salmão com dill), harmonizado com o champagne Deutz Brut Classic; primeiro prato: vol-au-vent de cogumelos Shitake e Paris com queijo Brie, com o Château Labat safras 2012 e 2014; segundo prato: tournedos de mignon com molho Roquefort e gratin de batatas e harmonização com o Château Caronne Sainte-Gemme, safras 2012 e 2014; na sobremesa, torte tatin com nata, com o Château Cantegril Sauternes 2014.

Maison Vignobles Nony Borie, na margem esquerda de Bordeaux

Os Chateaux da Nony Borie estão localizados na margem esquerda de Bordeaux, muito próximos a Saint Julien e a Pauillac, duas das comunas mais prestigiadas do Haut-Médoc, como a sub-região é chamada; é na margem esquerda que estão alguns dos melhores vinhedos do mundo, quatro dos cinco Premier Cru Classé.

O vinhedo do Château Caronne Sainte-Gemme é conhecido desde 1648. Em 1900 a propriedade foi adquirida por Emile e Eugène Borie e atualmente é administrada pela quarta geração da família. O nome vem de “carona”, em gaulês, que significa “fonte pequena”; já Gemme é uma abreviação de Saint Jaime ou James. O vinhedo está na área de St. Laurent Médoc e as variedades são Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (35%) e Petit Verdot (5%). Os vinhos têm sutileza e personalidade, são elegantes e clássicos ao mesmo tempo em que potentes, encorpados e longevos.

O Labat está localizado na área de St. Laurent Haut-Médoc, na direção de St. Julien. As uvas são Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%). Os vinhos têm tradição e revelam frutas maduras com boa estrutura. É um rótulo bem equilibrado, expressivo e com personalidade, de longa guarda. A vinificação de ambos os vinhos segue o modelo dos Grand Crus e o envelhecimento de 12 meses se faz exclusivamente em barricas francesas.

 

Compartilhar: