Seleção da Primavera

A lista inclui cinco tintos, quatro brancos e três rosés/foto: Porto a Porto

Por falta de informação é que os apreciadores de vinho não vão passar em branco o colorido desta nova Primavera: é que as importadoras Porto a Porto e Casa Flora, que trazem ao Brasil uma série de rótulos selecionados, encaminham 12 sugestões, entre brancos, rosés e tintos.

A lista inicia com o cava Don Román Brut, aromas florais e frescos, ideal para aperitivo, abrir ou mesmo acompanhar uma refeição; também espanhóis são o branco Numbered Edition, da Rioja, frutado, bom para queijos, e o rosé Chan de Rosas Clásico, da Galícia, 100% de uva Albariño, para beber sozinho ou com frutos do mar.

Portugal comparece com os brancos Marquês de Borba Colheita, da região do Alentejo, que harmoniza com pratos leves; e Régia Colheita, de corpo médio, boa acidez, ideal para peixes assados. E o Monsaraz Rosé, aromas de frutas vermelhas, que harmoniza com saladas, mariscos e sushi.

Um francês: Le Rosé de Floridene, anunciado como “elegante e saboroso”, para pratos à base de peixes ou mesmo sozinho.

Os outros cinco são tintos: os portugueses Tons de Duorum (carnes vermelhas e massas com molho temperados) e Duorum Colheita, de taninos firmes acidez equilibrada, ambos do Douro; Monsaraz Reserva DOC Alentejo, de complexidade aromática, nove meses em barricas de carvalho, acompanha queijos curados; Quinta do Cachão, para carnes grelhadas, passa seis meses em barrica de carvalho francês e tem taninos maduros.

E o espanhol Don Román Tinto, de uva Tempranillo, ideal para paella à base de carnes e embutidos.

Os preços vão de R$ 34,90 (Numbered Edition) a R$ 119,90 (Duorum Colheita) e os exemplares podem ser encontrados nas lojas Adega Brasil, Celeiro Municipal e Família Scopel.

Compartilhar: