Vinícolas de Autor, novo roteiro chileno para brasileiros

Vinhedos da Estância El Quadro, complexo com hospedagem e eventos
Fotos: Vinícolas de Autor

Um dos lançamentos de destaque na feira de turismo WTM Latin America, realizada em São Paulo, de 2 a 4 de abril, foi a nova rota “Vinícolas de Autor – Valle Casablanca, Chile”, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro. O nome deve-se a sete vinhas familiares onde o vinho é elaborado pelos próprios donos dos lugares.

A proposta inicial é de cinco roteiros diferentes para grupos de até 15 participantes, com visitas que incluem degustações de duas a três taças de vinho, almoços ou outras atividades, como participação na colheita de uvas.

O Valle de Casablanca é destino conhecido de brasileiros amantes do vinho e a expectativa dos organizadores é que a nova rota organizada alavanque a chegada de turistas. O roteiro pelas Vinícolas de Autor pode ser facilmente combinado com uma extensão a Santiago, a capital chilena, distante 80 quilômetros. O acesso a Casablanca é feito pela Ruta 68, que liga Santiago a Valparaíso.

Produtos da Casa Romero, uma das sete vinícolas do percurso

Os locais previstos no roteiro são 10, incluindo as sete vinícolas: Viña La Recova, uma vinícola boutique que produz vinhos a partir de uma única variedade, Sauvignon Blanc; Attilio & Mochi, um casal de brasileiros que produz e engarrafa oito variedades diferentes de uvas, incluindo a primeira Grenache de Casablanca e o Malbec, que foi eleito o melhor vinho do Chile. Toda a plantação das uvas é orgânica e irrigada por energia solar; Bodegas RE, que tem como diferencial vinhos inusitados e que resgatam procedimentos antigos de produção, utilizando ânforas de barro; Villard Fine Wines, que produz tintos e brancos desde o início da década de 1990,; oferece refeições com harmonização; Viña Casa Romero, que elabora as uvas mais tradicionais do Valle de Casablanca como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir, utilizando tanques de inox;

Viña La Recova, especializada em vinhos Sauvignon Blanc

E mais: Viña Casa Roca Vineyards, uma das poucas vinícolas do Chile dedicada inteiramente à produção de vinhos 100% naturais e espumantes premium; Casa Macayre, mansão de campo chilena com 1200 m² e sete quartos cercada por 50 hectares de vinhedos e arvores nativas. Acomoda até 15 pessoas; Estancia El Cuadro, complexo enoturístico com estrutura para eventos como casamentos, em meio a uma belíssima paisagem; Hotel Casablanca BCW, com 10 apartamentos e atendimento personalizado; conta com sauna, ofurô nos jardins, a “piscina Pinot Noir”, construída com azulejos das cores desse vinho; e Restaurante Macerado de Algarrobo, eleito um dos melhores do Chile, com menu de pratos de cozimento longo e grelhados, valorizando ingredientes locais e pescadores nativos;

A geografia local, próxima ao mar, estimula não apenas a produção de vinhos – principalmente com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc –, mas também a gastronomia à base de pescados. A harmonização entre os brancos da região e os pratos à base de peixes e frutos do mar é perfeita. Informações: vinicolasdeautor.com.br.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *