A Cantinetta do quarto andar

O portfólio reúne cerca de quinhentos rótulos de todas as procedências/foto: JZ

O quarto andar do edifício de número 164 da rua Ébano Pereira, em Curitiba, mais exatamente nos conjuntos 43 e 44, reserva saborosas surpresas aos apreciadores de vinhos. Ali está a Cantinetta Sperandio & Ferrari, obra conjunta de dois mestres em seus afazeres: o chef de cozinha Dudu Sperandio e o sommelier Douglas Ferrari, que foi professor da Associação Brasileira de Sommeliers, seção Paraná, e também  músico da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Em duas salas, que logo passarão a ser três, o visitante se depara com prateleiras repletas de vinhos para todos os gostos e bolsos: quase cinco centenas de rótulos, boa parte exclusivos e biodinâmicos, que podem ser comprados presencialmente e por WhatsApp, com entrega em domicílio. Com um detalhe: cada garrafa mostra seu preço, o que facilita as coisas para o freguês.

O negócio pode ser realizado com o interessado já definindo os vinhos que deseja, informando valores-limites das unidades ou da compra total ou até deixando a cargo da própria Cantinetta a escolha, como explica Ferrari. No caso de pedidos on line, são enviadas fotos para conferência do cliente e a finalização da compra.

Douglas Ferrari: sommelier é o maestro das degustações/foto: Wagner Melo

Ferrari destaca: “Atendemos tanto quem procura um vinho de entrada, para o dia a dia, quanto quem quer conhecer algo melhor. Ajudamos com nosso conhecimento e explicamos que o cliente está pagando pelo produto que tem uma qualidade superior. Se ele entende essa diferença, então aqui é o lugar certo”.

Ao que Dudu Sperandio complementa: “Não vejo o vinho como um produto luxuoso; para mim ele faz parte do cotidiano das pessoas. Você pode tomar um bom vinho por R$ 39 e um ótimo vinho por R$ 300”.

A Cantinetta está completando um ano neste agosto e a ideia da dupla de sócios é que a empresa passe a operar também como um clube de vinhos por assinatura, porém mais abrangente, atendendo a todos os públicos.

AULAS E DEGUSTAÇÕES

Cada garrafa apresenta o seu preço, para facilitar/foto: Wagner Melo

Quinta-feira é dia de degustações informais para pequenos grupos na Cantinetta, ou mesmo de aulas ministradas por Douglas Ferrari, que além de sommelier é graduado com o nível 3 na WSET (Wine and Spirit Education Trust), uma das instituições mais respeitadas da enocultura mundial.

Os encontros são agendados conforme a demanda e o interesse dos grupos de amigos e casais. E os momentos agradáveis em torno do vinho podem ser brindados, por exemplo, com exemplares elegantes como um espumante da Alsácia – o Barmés Buecher Crémant Brut -, elaborado com uvas Pinot Noir, Pinot Gris, Riesling e Auxerrois; um Pinot Noir Reserva também da Domaine Barmés Buecher; ou o chileno Laura Hartwig Edición de Família, do vale de Colchagua, um corte de uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc.

A escolha é ampla entre vinhos ícones, de personalidade e de qualidade, como acentua Douglas Ferrari.

Para informações, dois Whatsapp com prefixo 41: 99193-7928 (Douglas Ferrari) e 98805-4226 (André Faigle).

Compartilhar:

One comment

  1. A loja é maravilhosa, tem ótimas opções, o atendimento é excelente!! Esse trio (dois sommeliers e um chef muito atenciosos e competentes) é imbatível! Vale a pena conferir!!!

Comments are closed.