André Giamberardino assume segunda a Defensoria Geral

André Ribeiro Giamberardino: mestre, doutor e agora defensor geral/foto: Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba

O defensor público André Ribeiro Giamberardino será empossado nesta segunda-feira 25, às 17h, no cargo de Defensor Público Geral do Estado do Paraná. O ato, presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr., terá lugar no Palácio Iguaçu.

Eleito no final de julho, quando disputou a posição com a defensora pública Camille Vieira da Costa, vencendo com 61 votos (58%), André Giamberardino substitui Eduardo Abraão e cumprirá mandato até outubro de 2023.

Defensor Público do Estado do Paraná desde 2013, André ocupou o cargo de Subdefensor Público Geral até julho de 2015, ocasião em que assumiu interinamente por três vezes a Defensoria Pública Geral.

Até agora, ele era coordenador do Núcleo de Política e Execução Penal (Nupep) da instituição, onde propôs a criação de projetos como a Central de Liberdades, que possibilita a análise de prisões provisórias e a atuação pró-liberdade em centenas de processos em comarcas sem sede da Defensoria, e o Atendimento a Vítimas de Crimes, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná.

Professor de Direito Penal, Execução Penal e Criminologia da UFPR, André é doutor e mestre em Direito pela UFPR e em Criminologia pela Università degli Studi di Padova (Itália). É autor de cinco livros sobre sua área de atuação e de dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros.

Foi também chefe de gabinete do Ministério da Segurança Pública, na gestão do ministro Raul Jungmann, em 2018.

 

Compartilhar: