Cientistas de dados é o novo curso do Centro Europeu

O salário de um cientista de dados gira em torno de R$ 9 mil/foto: Divulgação/Centro Europeu

O Centro Europeu, de Curitiba, lança em março o primeiro curso online de Cientista de Dados, com aulas a partir do dia 23 daquele mês. O curso se propões a desenvolver habilidades como coleta de big datas não-estruturados e extração de informações de valor; resolução de problemas complexos de negócios usando técnicas de análise de dados; atuação com uma variedade de linguagens de programação; implementação de técnicas analíticas como machine learning, deep learning e análise de texto.

A instituição destaca que a área de atuação para o cientista de dados é ampla e vai desde o mercado financeiro, até empresas de logística e distribuição, empresas de tecnologia, agência de publicidade e propaganda, indústrias de médio e grande porte, software houses, squads remotos de tecnologia on demand e startups, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do curso e CEO Condor Connect, Kauana Yrina, o principal diferencial da formação oferecida pelo Centro Europeu é desenvolver profissionais capazes de avaliar quais são as informações importantes: “Nós não queremos um programador, mas um profissional de mercado que entenda o que vai fazer com esse dado, independente da área onde ele atua”.

As aulas não são especificamente para programadores, mas exigem um conhecimento básico em programação. A formação é ideal para engenheiros, advogados, estatísticos e jornalistas que já possuem habilidade analítica.

O também coordenador do curso e gerente de Projetos de Extensão da UFPR e professor de programação, Dornelles Vissotto, esclarece que o curso é multidisciplinar e que o projeto de conclusão será realizado com empresas parceiras e cases reais: “Todas as ferramentas utilizadas no curso são gratuitas, de programação ‘escondida’, pouco complexas e o aluno sai pronto para atuar no mercado de trabalho, com o conjunto de habilidades necessárias para aplicar as informações”.

 

Compartilhar: