Concurso de espumantes em outubro

A premiação vai abranger as várias categorias de espumantes/foto: Jeferson Soldi

Foram abertas neste 14 de setembro no site www.enologia.org.br as inscrições das vinícolas interessadas em participar do 12º Concurso Brasileiro de Espumante, que será realizado dias 13 e 14 de outubro. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que pretende receber um número superior de amostras em relação à edição de 2019.

Dois anos atrás, o concurso recebeu 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados – Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com a ABE, A evolução não vem sendo registrada apenas no número de inscrições, mas também na qualidade do produto. Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados na última edição atingiram notas superiores a 88 pontos. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos.

Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, o espumante brasileiro atraiu olhares no mundo todo, e depois de degustado foi aprovado: “Entramos para o mapa mundial da vitivinicultura com o espumante e hoje brindamos o reconhecimento também com os vinhos. Mas é justamente a nossa diversidade, versatilidade e refrescância que fazem com que o nosso espumante seja reverenciado”.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *