ExpoCachaça em novembro

A cachaça movimenta anualmente cerca de R$ 7,5 bilhões em sua cadeia produtiva/foto: Divulgação/ExpoCachaça

Minas Gerais, estado que é o maior produtor de cachaça de alambique do país anuncia para o período de 25 a 28 de novembro a 30ª edição da ExpoCachaça, que será realizada em paralelo à 14ª BrasilBier, evento dedicado à cerveja artesanal.

O local será a Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateubriand, 889), onde tudo começou há três décadas e o anúncio da feira coincide com as comemorações do Dia Nacional da Cachaça, nesta segunda-feira 13 de setembro.

Bebida feita a partir da destilação da cana de açúcar – as demais são apenas aguardentes – a cachaça tem importância considerável na economia do Brasil, movimentando cerca de R$ 7,5 bilhões em sua cadeia produtiva anual, com a produção de 1,4 bilhão de litros de cachaça, segundo dados de 2019 do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e Euromonitor.

Em termos de consumo, são cerca de 6,29 litros per capita, que sobe para 10,5 litros levando-se em conta apenas brasileiros entre 18 e 55 anos. Para dar conta da demanda, são milhares de produtores e mais de quatro mil marcas em solo nacional. Deste total, 98% são pequenas e microempresas. Mas, somente cerca 1% da produção é exportada, o que demonstra, que apesar da cachaça ser o terceiro destilado consumido no mundo, 99% desse consumo é interno.

Se Minas lidera a produção da cachaça alambique de cobre, artesanal, envelhecida em barris, São Paulo é o maior produtor brasileiro de cachaça de coluna, caracterizada pela produção industrial, em alta escala, sem envelhecimento.

José Lúcio Mendes, presidente e promotor dos eventos, destaca: “Estávamos programados para que o evento ocorresse em outubro, mas achamos por bem alterar para novembro, quando teremos praticamente 100% da população de Belo Horizonte, Região Metropolitana, municípios mineiros e de outros estados já vacinados”.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *