Festuris 2022 terá país convidado

Festuris: mais de oito mil participantes; 10 mil reuniões agendadas/fotos: Leandro Alves e Ricardo Queiroz

Com inspiração nas grandes feiras internacionais de turismo, como Fitur, em Madri, WTM, em países da América Latina, e ITB, de Berlim, a organização do Festuris de Gramado anuncia para a edição de 2022, que já tem data – 3 a 6 de novembro – uma novidade: o evento terá um país convidado e o primeiro será a Argentina.

A empresária Marta Rossi, CEO do Festuris, justifica: “(A Argentina) é um país que nos acompanha há tanto tempo, nosso vizinho, e é o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros para o Brasil; chegou a nossa vez de dar essa contrapartida”.

O anúncio foi feito no encerramento do Festuris 2021, no sábado 6, no Serra Park, quando Marta e o sócio Eduardo Zorzanello, também CEO do evento, apresentaram um balanço geral dos três dias, destacando que, apesar de todas as dificuldades advindas da pandemia da Covid-19, o Festival Internacional de Turismo de Gramado superou todas as expectativas. Em um espaço de 22 mil metros quadrados foram mostradas as tendências para o turismo no próximo ano, com 1700 marcas expostas, 210 estandes, 15 destinos internacionais representados, além de outras marcas do exterior, mais de oito mil participantes e mais de 10 mil reuniões agendadas pelo aplicativo Festuris.

“Saímos desta edição muito seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, não mais de cinco anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural”, afirma Marta.

Marta e Eduardo: balanço positivo; confiança na retomada

Ainda sobre a escolha da Argentina, Marta Rossi lembra os tempos da segunda edição do Festuris quando ela e Sílvia Zorzanello, co-fundadora do evento (já falecida), há 32 anos, começaram a visitar feiras internacionais para buscar inspiração e divulgar o evento: “O Rio Grande do Sul não existia para a Europa, o Estado foi reposicionado no mapa a partir do Festuris. Nos vendíamos através da Argentina; por isso nada mais justo tê-la como primeiro país convidado do nosso Festuris”.

O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, destacou a importância dessa parceria: “Estamos muito contentes de poder ser o primeiro país convidado da história do Festuris. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégicos e essa parceria é muito bem-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso país, e o Brasil é um importante emissor de turistas à Argentina”.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, ressaltou o legado do evento: “Que bom que temos o Festuris aqui há 33 anos, um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo a parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, imprensa com a divulgação. O faturamento não é só no momento do evento ele perdura”.

Compartilhar: