Festuris e o futuro do turismo

No Connection Meeting, palestras e debate sem torno do futuro do turismo/fotos Cássio Brezolla/Divulgação Festuris

A 32ª edição do Festuris, em Gramado, na Serra Gaúcha, de 5 a 8 de novembro, na visão de seus organizadores, superou uma série de desafios, a começar pela concretização do evento em curto espaço de tempo, em razão da pandemia do coronavirus.

Foram necessárias inúmeras alterações para fazer do Festuris não só uma feira de negócios, mas um evento completo e representativo também sob o ponto de vista sanitário.

As medidas adotadas mereceram a certificação, pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), de primeiro evento ‘Covid Free’ do Brasil, diploma entregue na abertura do encontro, na noite da quinta-feira 5, no Serra Park.

Também o governo do Rio Grande do Sul enalteceu os cuidados com o evento e a ousadia da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que passou “uma mensagem não só aos gaúchos, mas ao Brasil e ao mundo: a de que aqui a retomada do turismo e dos negócios já é uma realidade”.

O Festuris recebeu o certificado de Covid Free pelos cuidados adotados em sua realização

O Festuris contabilizou seis mil reuniões agendadas pelos mais de cinco mil inscritos através do aplicativo do evento. A feira reuniu 130 estandes com mais de 1.500 marcas em 25 mil metros quadrados do Serra Park.

Fundadora e CEO do evento, Marta Rossi destacou a importância do encontro para toda a cadeia produtiva: “Tivemos quase 500 profissionais de diversos segmentos e ramos de atuação trabalhando no staff da feira. A maioria deles sem eventos desde o início da pandemia. Era hora de retomar. Muitos não acreditavam que chegaríamos até aqui, mas agora somos referência para os próximos eventos”.

E destacou: “Ser palco da retomada dos negócios representa ter empresários convictos de que a transformação de um cenário tão adverso como o que estamos vivendo neste ano passa pelas suas mãos. E assim, corredores vazios foram sendo preenchidos, estandes foram sendo ocupados e o que se viu no primeiro dia do Festuris foram sorrisos acontecendo em profusão, mesmo que debaixo das máscaras. As pessoas se transformaram com a pandemia. Novos valores passaram a fazer parte de suas vidas. E o evento está oportunizando a todos o ato valioso de voltar ao trabalho com o contato presencial e personalizado, em que todos têm a oportunidade de construir relações e fazer negócios”.

Eduardo Zorzanello, também CEO do evento, disse que “esse desafio de todos nós se tornou uma realidade. Recomeçar é a palavra de ordem e colocamos muito disso à parceria de expositores, participantes e da imprensa que fizeram do Festuris o palco para esse momento histórico. Nós derrubamos muros, criamos oportunidades e mesmo diante da pandemia apresentamos um evento de qualidade”.

Na sexta-feira e no sábado, além da feira, foi desenvolvido o Festuris Connection Meeting, com uma série de palestras e painéis de debate em torno do tema central “Turismo em transformação”, com a curadoria de Luciana Thomé, consultora do Sebrae/RS. Segundo os organizadores, o encontro “trouxe para o palco do Festuris conteúdo e reflexões sobre as ações que se fazem necessárias nessa reação que as empresas e o trade turístico estão protagonizando”.

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