Festuris, edição dos 30 anos começa quinta

Setores como o Luxury permitem contato direto vendedor-comprador mediante agendamento

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, será palco, entre 8 e 11 de novembro, do mais importante evento do turismo brasileiro – o Festuris – Feira Internacional de Turismo, que este ano chega à sua 30ª edição, com marca de crescimento contínuo ao longo dessas três décadas, gerando grandes negócios no segmento.

O Festuris, empreendimento de duas ousadas executivas do turismo gaúcho – Marta Rossi e Sílvia Zorzanello – é comandado nos últimos oito anos pela própria Marta, pelo seu filho Marcus Rossi e pelo filho de Sílvia – que faleceu em 2010 -, Eduardo Zorzanello.

Sílvia já foi homenageada com nome de praça em Gramado e também de um troféu anualmente conferido pela Câmara de Vereadores local e que em 2018 contempla o jornalista Horácio Neves, criador e editor do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo por 25 anos e diretor do Brasilturis Jornal, por 32 anos.

A solenidade de abertura do Festuris Gramado, às 20h desta quinta-feira 8, será, como sempre, no Palácio dos Festivais, no centro da cidade, diante da famosa Rua Coberta, cenário de parte da mais importante e mais plástica programação de Natal no Brasil, já em curso e que se estende até meados de janeiro. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, estará presente ao lado de uma legião de autoridades do setor.

Para esta edição especial, o Festuris Gramado terá dois grandes patrocinadores: o governo do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Gramado.

Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi, dirigentes do Festuris

No dia seguinte, às 14h, será inaugurada a feira de negócios, no Serra Park, que ocupará 22 mil metros quadrados com seus espaços Business, Luxury, Tech e Corporativo, LGBT, Sustentabilidade e Acessibilidade, Entretenimento, Gastronômico e Cultural e Religioso. Ali, circularão mais de 10 mil profissionais e serão apresentadas mais de duas mil marcas e atrações de 65 destinos internacionais.

O Ministério do Turismo do Brasil terá a maior presença dentro da feira, com estande de 350 metros quadrados, acolhendo também os estados que não tem área própria no evento. Ali será montado um estúdio para que personalidades do turismo concedam entrevistas e depoimentos, expondo de cases de sucesso.

Outra proposta do Ministério do Turismo é levar ao Festuris um debate sobre a relação entre cultura e turismo através do cinema, relacionando produções cinematográficos com suas locações e assim fomentando destinos. Eduardo Zorzanello, um dos dirigentes do evento, destaca que, com isso, será possível fazer um gancho com o Festival de Cinema de Gramado, outro evento importante no calendário da cidade.

MEETING, PARA PROFISSIONAIS

No Serra Park, além da feira de negócios, serão realizadas palestras, mesas redondas e capacitações, mas, em outro local, o Hotel Master Gramado, o Festuris vai desenvolver uma de suas novidades para este ano do 30º aniversário: o Meeting Festuris – Conteúdo e Networking, nas manhãs de 9 e 10 de novembro, com workshops, palestras e debates voltados a 500 profissionais, com credenciamento separado do geral da feira. O Meeting substitui o calendário de palestras até então realizado no Palácio dos Festivais.

Palácio dos Festivais: palco da abertura do evento dos 30 anos

Constando de diversos painéis de conhecimento, o Meeting Festuris, na definição de seus organizadores, é um canal aberto de diálogo com o público, profissionais do turismo, agentes de viagens, representantes de destinos turísticos, empreendedores, órgãos oficiais de turismo, estudantes e universidades, além de todos interessados em conteúdo – “uma verdadeira viagem pelo conhecimento”.

Em pauta, os painéis: Cidades Inteligentes e as experiências do Turismo, Viagem de experiência, Tecnologia aplicada ao mercado do turismo, Como estimular o potencial máximo de cada um, Turismo de entretenimento e economia criativa, Influência da comunicação no mercado de viagens, Destino como gerador de conteúdo e A importância da gastronomia na decisão da viagem.

Além dos painéis, durante os dois dias do Meeting haverá das 9h às 12h – oficinas de Chocolates  Brasileiros, comandada por Juliana Recuero Ustra, especialista em estudar iniciativas internacionais e brasileiras de chocolates especiais.

O credenciamento para o Meeting dará acesso também à feira de negócios no Serra Park. Já os profissionais inscritos para a feira não terão acesso ao Meeting, sendo necessária a inscrição específica para a atividade.

Compartilhar: