Inteligentes e conectadas

Curitiba, entre as três cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil/foto: Divulgação/Prefeitura/SMCS

Nesta terça 23, a partir das 9h, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Curitiba para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital paranaense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país, contemplando 27 ações entre fevereiro e agosto.

O primeiro encontro foi realizado em Salvador, dia 23 de fevereiro; em março, em Vitória, dia 2; Belém, 9; e Campo Grande, 16.

Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/ . 

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento de Curitiba, uma das três cidades mais inteligentes e conectadas do País, conforme o Ranking Connected Smart Cities, além da apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital, que conta com dois parques tecnológicos e oito incubadoras de empresas.

“O Encontro Regional em todas as capitais promove um grande intercâmbio de conhecimento e um mapeamento de ações de cidade inteligente em todo o Brasil. Curitiba tem diversos exemplos para serem compartilhados, a partir deste grande movimento do ecossistema de inovação que é o Vale do Pinhão”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

A iniciativa de Curitiba faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, marcado para 1 a 3 de setembro de 2021 e conta com várias iniciativas pré-evento.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante em Curitiba, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

DESTAQUES

Durante o Encontro Regional Curitiba serão apresentados os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores, como: o destaque entre as três cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e a primeira colocação em Urbanismo, onde as despesas nessa área é de R$ 655,00 por habitante (em comparação, a cidade de São Paulo investe R$ 329 per capita em urbanismo).

O município conta, também, com 48,6% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34 megabyte por segundo; 35,1% dos empregos formais são ocupados por profissionais com ensino superior; 98,2 pontos de acesso a internet por 100 habitantes; Nota Escala Brasil Transparente de 9,6; e Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 0,8514, considerado muito alto.

“A cidade apresenta crescimento de 4,4% das empresas de tecnologia, no Ranking 2020, enquanto muitas cidades no período apresentam redução do setor, e ainda crescimento de 1,7% entre as empresas de economia criativa e 26,9% do segmento de MEI, o que justifica o destaque no cenário nacional e internacional nessas áreas. No conceito de Cidades inteligentes, a capital paranaense destaca-se, ainda, por ter 5,0% dos empregos formais alocados no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento; e outros 4,4% dos empregos no setor de tecnologia, inovação e comunicação”, destaca Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

PARTICIPANTES

Estão confirmados: a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando de Souza Jamur; a especialista em mobilidade sustentável e diretora da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Silvia Barcik; o sales district management da Bosch, Evandro Roveran; a diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Fernanda Caraballo.

Além da assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Leny Toniolo; a secretária Municipal de Comunicação Social de Curitiba, Cinthia Amador Genguini; a representante do Smart City Expo, Juliana Palácios; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.

O evento tem patrocínio de Bosch, Enel X, Signify e Sonner e a programação completa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/.

 

 

 

 

Compartilhar: