La Reina del Plata, o drink oficial de Buenos Aires

A Rainha do Prata, criado por três conceituados bartenders/ foto: Divulgação/Entidade de Turismo da Cidade de Buenos Aires

Aproveitando a Semana da Coquetelaria que aconteceu em Buenos Aires no início deste mês, a Entidade de Turismo da Cidade de Buenos Aires reuniu três grandes referências em coquetelaria na cidade para criar um drink exclusivo que representasse a capital portenha.

O objetivo é que tanto estrangeiros como argentinos possam encontrar uma bebida que espelhe os sabores característicos da cidade.

Os responsáveis pela criação foram Sebastián García, bartender e diretor criativo da Presidente Bar, um dos melhores bares do mundo; Guillermo Blumenkamp, alma-mater do prestigiado bar Doppelgänger, que tem mais de 11 anos de história; e o toque feminino de Flavia Arroyo, chefe do bar Casa Cavia.

Cada um destes barmen foi escolhido por várias razões: Sebastian por sua sofisticação e glamour, Flavia por sua elegância e frescor nos drinks e Guillermo por sua identidade caótica e cheia de vigor.

No processo de criação, os três concordaram que o drink característico de Buenos Aires teria que ser uma figura feminina e com base nesta percepção é que nomearam o coquetel como “La Reina del Plata” (A Rainha do [Rio da] Prata).

Por quê? “Porque Buenos Aires é como uma mulher que você nunca para de descobrir, porque você se perde em sua imensidão, porque ela é sedutora, caótica, indecifrável, porque tem essas avenidas largas e, por outro lado, suas ruas estreitas, diagonais e toda uma versatilidade de passeios “, disseram eles.

INGREDIENTES

O coquetel é composto dos seguintes ingredientes sob a premissa de usar produtos argentinos: 45 ml de gim argentino Hilbing (a base Malbec, a mãe do Martini);  22,5 ml de suco de maçã verde clarificado; 15 ml de aguardente de pêra (producido em Río Negro Christalino); 7,5 ml de vermute seco (recentemente lançado pela barman argentino Tato Giovanoni); completar com 22,5 ml de Sidra Pułku de maçã. Para a decoração, utilizar azeitona, casca de limão e três gotas de azeite na superfície.

COMO PREPARAR

Escolha uma garrafa velha de Martini, e a esfrie bastante com gelo. Pegue todos os ingredientes, exceto a sidra, e coloque-as no shaker com gelo inteiro. Bata vigorosamente gerando muito caos (como a cidade) e descarte o gelo, servindo a bebida na taça onde deve estar previamente a cidra Pulku de maçã. Coloque uma casca de limão cortada em triângulo, e atravesse-a com uma azeitona em um espeto. Termine com três gotas da salmoura na superfície do drink.

Com bom teor alcoólico, presença frutada, herbácea e com notas ácidas, este drink pode ser encontrado nos bares Presidente (Av. Pres. Manuel Quintana 188, Buenos Aires), Doppelganger (Av. Juan de Garay 500) e Casa Cavia (Cavia 2985), com a ideia de que cada vez possa ser servido em mais bares na cidade e, por que não, no mundo. Mais informações em turismo.buenosaires.gob.ar/br. (Pipah Comunicação)

 

Compartilhar: