Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais começa em 18 de novembro

Detalhes da programação de Natal foram anunciados pelo prefeito em cerimônia presencial e on line/foto: Pedro Ribas/SMCS

Árvores de Natal e rosáceas luminosas nos cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania. Circuitos natalinos de carro no Passeio Público e nos parques Barigui e Náutico. A volta da Vila de Natal, agora no Mercado Municipal. Do Natal no Palácio Avenida à decoração da Família Moletta no Umbará, as tradições natalinas curitibanas se espalham do Centro para os bairros e com novidades: voo de balão (preso ao solo) no Jardim Botânico, mantos de luz cobrindo de ponta a ponta a Rua XV de Novembro e a Ópera da Cura no Memorial Paranista.

Com o tema A Gratidão Vai Iluminar a Cidade, a quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, lançada pelo prefeito Rafael Greca, nesta segunda-feira 25, será a maior programação gratuita de fim de ano do país. A temporada começa no dia 18 de novembro, com a estreia da decoração de Natal do Largo da Ordem (Centro Histórico).

“Neste Natal, Curitiba agradece o dom da vida. Com mais de 65% dos curitibanos imunizados com as duas doses da vacina contra covid-19, a maior graça que se pode ter é a vida. Por isso, este será o Natal da gratidão”, afirmou Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

O prefeito destacou também que a Prefeitura e seus parceiros estão mobilizados para transformar a capital em uma ótima opção para moradores e turistas desfrutarem, com toda segurança, experiências únicas neste fim de ano.

Serão 53 dias de atrações da Prefeitura e da iniciativa privada, entre autos, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e até experiências olfativas.

A capital volta a ganhar ainda uma decoração toda especial, repleta de luz, cor e muito brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Serão cerca de 30 árvores espalhadas por toda a cidade e não faltarão as tradicionais Estrelas de Belém iluminadas, que vão indicar e valorizar atrações históricas curitibanas.

A maioria das atrações termina no dia 30 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Todas as atrações do Natal de Curitiba seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios pela covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line (a partir de 5/11) para assistir a espetáculos como autos, concertos, óperas, passeios e apresentações drive-thru ou drive-in.

A população também poderá acompanhar os espetáculos pelas redes sociais e sites da Prefeitura de Curitiba e da programação natalina.

Retomada econômica

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 também integra o esforço do município para acelerar a retomada econômica da capital.

“Com a programação, estamos criando um círculo virtuoso de estímulo à economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, receptivo, prestação de serviços, comércio. Também vamos fortalecer a rede de economia criativa da cidade ao criar oportunidade de emprego e renda para artesãos, artistas, cenógrafos e mão de obra especializada, como operadores de luz e som”, argumentou Greca.

A expectativa é que mais de dois mil profissionais da cadeia da economia criativa sejam beneficiados com o Natal de Curitiba 2021.

Parcerias

Como nas edições anteriores, Curitiba celebrará o Natal de 2021 com uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como O Boticário, Copel Telecom, Condor, Electrolux, Festval, Volvo, Ademicon, Ebanx, Consórcio Servopa e ParkShoppingBarigüi.

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, por meio de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo. E tudo poderá ser apreciado com segurança”, reforçou Greca.

Compartilhar: