No restaurante-escola, uma semana paranaense

Começa nesta segunda-feira 9, e vai até o sábado 14, no Restaurante-Escola Senac Curitiba (r. André de Barros, 750, Centro), a Semana de Estudos e Pesquisas – Feito no Paraná que terá no almoço, a cada dia, um prato elaborado com ingredientes genuinamente paranaenses e com registro do Indicação Geográfica.

De segunda a sexta-feira, o preço será de R$ 32 por pessoa: no sábado, de R$ 49.

A Semana objetiva resgatar a culinária local e dos imigrantes, contemplando as tradicionais cozinhas italiana, alemã, polonesa, ucraniana, assim como as influências árabe e japonesa no Norte do Paraná, a holandesa, nos Campos Gerais e a indonésia, na região de Carambeí.

No período, além dos almoços haverá palestras e workshops. Informações: (41) 3219-4854 ou www.pr.senac.br .

CARDÁPIO

Segunda-feira – entrada: Borscht de Irati com creme azedo: clássica sopa eslava feita à base de beterraba, apreciada na Polônia, Ucrânia e Rússia, que na versão paranaense leva costelinha suína defumada e será finalizada com creme azedo. Prato principal: Tagliateli com ragu de Cracóvia: massa artesanal servida com molho espesso de tomates e linguiça Cracóvia, uma iguaria regional, que apesar do nome homenagear a Polônia foi criado por ucranianos na década de 60 na cidade de Prudentópolis. Sobremesa: Baclava de pinhão com mel de Ortigueira: doce árabe com pinhão, massa filo e mel com Indicação Geográfica da cidade de Ortigueira.

Terça-feira: Escondidinho de cambira, com recheio de  ‘bacalhau’ caiçara, um peixe seco e depois defumado com sabor marcante. Prato principal: Copa lombo suína com melado de Capanema e purê de cará: corte suíno das cooperativas do Paraná, responsáveis pela segunda maior produção de carne suína do Brasil. A carne é marinada em salmoura temperada, finalizada com melado da cidade de Capanema (glaceado) e servido com purê de cará. Sobremesa: Cheesecake de goiabada de Carlópolis.

Quarta-feira: Rolinho primavera de linguiça Blumenau e molho de Poncã: snack asiático com massa harumaki, linguiça Blumenau de Santa Felicidade, cebola, repolho, cenoura, shoyu e servido com molho agridoce de Poncã de Rio Branco do Sul. Prato principal: Pintado marinado no missô e mirim, acompanhado de legumes salteados na wok. Muito presente nos rios do Paraná, este primo do bagre (catfish) com carne firme e saborosa, é servido da forma
tradicional japonesa e acompanhado com legumes puxados na wok com molho de ostra. Sobremesa: Sorvete de mate de São Mateus com calda de uva de Marialva. Popular no Japão e na Ásia, o
sorvete de chá verde aqui ganha a sua versão com a erva mate de São Mateus do Sul e uma calda de uva da cidade de Marialva, ambos ingredientes com Indicação Geográfica de procedência.

Quinta-feira: Arancini de linguiça de pinhão: bolinho de risoto recheado com linguiça artesanal de pinhão de Curitiba. Prato principal: Cordeiro no Buraco desconstruído; releitura do Carneiro no Buraco de Campo Mourão, aqui usa-se o cordeiro cozido lentamente no ‘sous vide’ e servido com legumes e purê de maçã tipicamente holandês. Sobremesa: Parfait de café do norte do Paraná. feita em camadas e com o toque especial do tradicional café do norte pioneiro paranaense.

Sexta-feira: Folhado de siri flambado na cachaça paranaense, servido com folhas nobres e vinagrete de vinho
da Região Metropolitana de Curitiba. Prato principal: Filé mignon servido com funduta de queijo de Witmarsun e spätzle de espinafre.
Corte bovino servido com molho cremoso de queijo da colônia Witmarsun e spätzle (típica massa alemã) de espinafre.
Sobremesa: Torta holandesa.

Sábado: Feijoada: a tradicional feijoada do Restaurante-Escola do Senac Curitiba produzida com os melhores cortes suínos
selecionados das cooperativas paranaenses. Servida com diversos acompanhamentos e com sobremesa inclusa.

 

Compartilhar: