Os 40 anos do Kurotel, de Gramado

Kurotel: mais de 45 mil clientes em quatro décadas/fotos: Divulgação B4Tcomm

Jantares especiais e o lançamento de um livro de receitas com os 40 pratos de maior sucesso do spa estão na programação comemorativa aos 40 an0s do Kurotel, de Gramado, na Serra Gaúcha, “com a sua vocação de compartilhar conhecimento sobre estilo de vida saudável”, conforme destacam seus fundadores, o casal Luís Carlos e Neusa Silveira. Nessas quatro décadas, cerca de 45 mil clientes já passaram pelo Kurotel.

Os eventos listam, ainda, a inauguração de Memorial Kur contando sua história em forma de arte, exposição e tecnologia; nova exposição da Galeria de Arte Mamute, que fica dentro do Kurotel, focada no ser humano; novo vídeo institucional; lançamento de um roupão com releitura do logo assinado pelo estilista Amir Slama; “e muitas outras surpresas”.

Também faz parte da celebração, novidades em tecnologia e tratamentos, dois pilares que sempre pautaram o caminho do Kurotel na construção de sua reputação. Desde quando foi fundado, em 1982, o Kur (como é carinhosamente chamado pelos habituês) acompanha e traz para o local o desenvolvimento tecnológico em favor da longevidade com saúde, sempre inovando com novas técnicas e métodos medicinais.

Os fundadores Luis Carlos e Neusa com as filhas

O Kur (cura, em alemão) nasceu da iniciativa de um jovem casal de namorados, universitários de Pelotas, RS, que percebeu que a medicina deveria tratar também a saúde, e não apenas a doença. Formados, eles resolveram criar um centro médico que reunisse os recursos de uma clínica generalista sem ser um hospital, e hospedagem em ambiente aprazível que não fosse simplesmente um hotel; e onde o estado de saúde dos clientes fosse abordado por uma equipe transdisciplinar envolvendo medicina, alimentação, atividade física, fitoterapia e controle das emoções. Na época, não existia nada semelhante no Brasil.

O local escolhido para construir o empreendimento foi Gramado, considerada a cidade ideal devido à semelhança com a Europa, em relação ao clima, arquitetura, hospitalidade, gastronomia e os dialetos alemão e italiano, que, na época, eram muito falados no local.

Os namorados da época, Luís Carlos e Neusa Silveira, se casaram e formaram uma grande família. Suas quatro filhas – Evelise, Rochele, Bárbara e Mariela – fazem parte da equipe técnica do Kur e, ao lado dos pais, mantém esse legado.

Compartilhar: