Parceiros valiosos

No século passado – anos 1990 – quando eu era diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Curitiba (gestões Rafael Greca e Cássio Taniguchi, a primeira), ia pelo menos uma vez por ano a Buenos Aires para participar da FIT (Feira Internacional de Turismo) ou de workshops de promoção do Paraná, também levados a outras cidades argentinas, como Córdoba e Rosário. Em outras ocasiões, a Assunção, no Paraguai, e a Santiago do Chile.

O objetivo era ampliar o conhecimento das atrações paranaenses principalmente junto aos países vizinhos de maior emissão de turistas ao Brasil.

Essas incursões eram tripartites, ou seja, uma espécie de associação entre a Prefeitura de Curitiba, a Paraná Turismo (que já foi Paranatur) e a FozTur, de Foz do Iguaçu.

As entidades dividiam os custos de estandes e de locação de salões e montagem dos eventos e multiplicavam resultados.

Celia Alícia Freire e uma assessora da embaixada brasileira em Buenos Aires

Em nossas idas à FIT, o maior encontro de turismo da América Latina em tempos de pré-pandemia da Covid-19, estavam sempre presentes dois argentinos apaixonados pelo Brasil e que promoviam, periodicamente, em sua cidade, La Plata, capital da província de Buenos Aires e uma das mais populosas do país, um evento chamado “Documentales sobre Brasil”: a professora Celia Alicia Freyre e o professor Anselmo Tocaimaza.

Celia Alicia Freyre: professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de la Plata, onde chefiou o Departamento de Meios Audiovisuais, entre várias outras funções. Pianista, realizou concertos na Argentina e no Brasil.

Anselmo Tocaimaza (esquerda) com Clemente Consentino, ex-assessor da Paraná Turismo

Anselmo Tocaimaza: professor de acústica e eletroacústisca e do Conservatório Provincial da Música de La Plata, atuou no Departamento de Meios Audiovisuais da Universidade de La Plata e foi chefe da Cinemateca do Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Nos eventos, que reuniam agentes de viagens, empresários, profissionais liberais de vários segmentos, entre outros convidados, os dois projetavam vídeos sobre destinos brasileiros – Curitiba sempre foi destaque – e até sorteavam prêmios entre os participantes.

Tinham apoio de entidades e empresas como Colégio de Advogados/Departamento Judicial de La Plata, Agremiação Médica Platense, Banco Municipal de La Plata, Varig, entre outras.

Os “Documentales” proporcionaram aos platenses grandes conhecimentos sobre inúmeros destinos brasileiros e foram uma parceria importante com a qual contaram os nossos órgãos oficiais de turismo. E isso sem custo.

Imagino que hoje estejam aposentados. Não tive mais notícias deles.

Mas nunca é tarde para agradecer, mais uma vez, a valiosa colaboração.

 

Compartilhar: