Um jardim para Venevérito

O engenheiro Venevérito da Cunha com seus nove filhos, na homenagem do Instituto de Engenharia pelo seu centenário/foto: Enéas Gomez

O engenheiro civil Venevérito da Cunha (1916-2016) será homenageado pela Cidade de Curitiba nesta terça-feira 19, com a inauguração, às 15h30, pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, no exercício da Prefeitura, de um espaço público com o seu nome: o eixo ambiental Santa Catarina, localizado na Avenida Humberto Castelo Branco, no bairro do Tarumã, que foi inteiramente revitalizado.

O catarinense Venevérito da Cunha veio a Curitiba em 1938 estudar engenharia na Universidade do Paraná. Formado em 1942, abriu escritório na cidade, casou e fixou raízes na Capital, fazendo uma carreira brilhante na área de cálculo estrutural. Foi responsável por centenas de obras em Curitiba, cidades do interior, além de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.

Venevérito, que também ocupou a presidência do Instituto de Engenharia do Paraná(IEP), gestão 1947/1948, deixou sua assinatura nos projetos estruturais da Biblioteca Pública do Paraná, Palácio 29 de Março, edifícios-sede do IEP, do DER, do anexo Tribunal de Contas, parte das arquibancadas nos estádios Couto Pereira e Joaquim Américo; a ala nova do hospital Evangélico, Casa de Saúde Moisés Paciornick,  dezenas de escolas, igrejas, agências bancária, fábricas dos mais diversos setores, estabelecimentos comerciais, como as lojas Hermes Macedo.

A homenagem ao engenheiro é resultado de projeto de autoria do vereador Sérgio Balaguer (Sérginho do Posto), aprovado na Câmara Municipal de Curitiba.

Venevérito faleceu em Curitiba em 17 de novembro de 2016, aos 100 anos de idade.

Compartilhar: